Empresas gastam milhões para convencer que não existe crise climática
Entre 2003 e 2007,
a ExxonMobil doou mais R$ 40 milhões
a 91 instituições que promoveram a negação ou minimização das mudanças climáticas.
Já o American Petroleum Institute (API) doou,
de 2008 a 2010, aproximadamente
R$ 22,4 milhões para organizações ethink tanks de direita para promover o negacionismo climático.
Para contribuir com a disseminação da dúvida, a indústria do petróleo e gás recrutou e treinou cientistas para irem à mídia e darem sua opinião negativa sobre a crise climática.
Assim, o público veria a visão de um indivíduo “neutro” e da academia
O que eles fizeram foi imoral. Eles espalharam dúvidas sobre os perigos da mudança climática quando seus próprios pesquisadores confirmaram a gravidade da ameaça.
“
- Marty Hoffert, cientista eex-consultor da petroleira Exxon
Nas eleições presidenciais dos EUA, em 2018, empresas do setor petrolífero investiram mais deR$ 11mi em anúncios no Facebook e Instagram falando sobre os benefícios da produção de combustível fóssil.
Em 2018, uma investigação da Unearthed com Huffpost revelou que apesar das empresas BP e Shell terem se comprometido publicamente publicamente com ações de transição para economia de baixo carbono,
elas continuam envolvidas com lobistasanti-climáticos nos Estados Unidos e Austrália.
Essas empresas estão investindo milhões para se safar por mais alguns anos, enquanto vêem residentes indígenas e o meio ambiente ao seu redor sofrerem com as mudanças de temperatura.
Por Que Essas Empresas Gastam Milhões Para Te Convencer Que Não Existe Crise Climática