Empresas gastam milhões para convencer que não existe crise climática

Entre 2003 e 2007, a ExxonMobil doou mais R$ 40 milhões a 91 instituições que promoveram a negação ou minimização das mudanças climáticas.

Já o American Petroleum Institute (API) doou, de 2008 a 2010, aproximadamente R$ 22,4 milhões para organizações e think tanks de direita para promover o negacionismo climático.

Para contribuir com a disseminação da dúvida, a indústria do petróleo e gás recrutou e treinou cientistas para irem à mídia e darem sua opinião negativa sobre a crise climática.

Assim, o público veria a visão de um indivíduo “neutro” e da academia

O que eles fizeram foi imoral. Eles espalharam dúvidas sobre os perigos da mudança climática quando seus próprios pesquisadores confirmaram a gravidade da ameaça.

- Marty Hoffert, cientista e ex-consultor da petroleira Exxon

Nas eleições presidenciais dos EUA, em 2018, empresas do setor petrolífero investiram mais de R$ 11mi em anúncios no Facebook e Instagram falando sobre os benefícios da produção de combustível fóssil.

Em 2018, uma investigação da Unearthed com Huffpost revelou que apesar das empresas BP e Shell terem se comprometido publicamente publicamente com ações de transição para economia de baixo carbono,

elas continuam envolvidas com lobistas anti-climáticos nos Estados Unidos e Austrália.

Essas empresas estão investindo milhões para se safar por mais alguns anos, enquanto vêem residentes indígenas e o meio ambiente ao seu redor sofrerem com as mudanças de temperatura.

Por Que Essas Empresas Gastam Milhões Para Te Convencer Que Não Existe Crise Climática