Organização de mídia, pesquisa e educação sem fins lucrativos que atua por justiça socioambiental e climática por meio de uma perspectiva ecofeminista.

pesquise nos temas abaixo

ou acesse as áreas

apoie o modefica

Somos uma organização de mídia independente sem fins lucrativos. Fortaleça o jornalismo ecofeminista e leve a pauta mais longe.
Ecofeminismo Mulheres e Natureza

Práxis Ecofeminista: Pancs e Agroecologia na Amazônia

Publicada em:
Atualizada em:

Com:

Daniela Rosendo

26 min. tempo de duração
No 2º episódio da série Práxis Ecofeminista, Daniela Rosendo retoma a cheia história do Rio Negro, em janeiro de 2021 - a maior dos últimos 119 anos - para endereçar a crise climática na Amazônia e segurança alimentar. A filósofa relembra o programa Fome Zero, que retirou o Brasil do quadro de fome e pobreza extrema, um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), mas aponta para um fato pouco lembrado: apesar dos ganhos, esse avanço não foi celebrado na reforma agrária.
Ouça também no:

O que isso quer dizer? E como podemos enxergar essa situação por uma perspectiva ecofeminista? Daniela interliga crise climática, fome e concentração de terra à dificuldade de acesso a serviços públicos, como saneamento básico, e direitos humanos garantidos pela nossa Constituição, como a soberania alimentar, autonomia dos povos e produção, distribuição e consumo sustentável de alimentos. 

Mulheres e meninas têm espaço fundamental neste cenário, pois elas sofrem a situação da pobreza e da fome de maneira desproporcional, em razão da discriminação e violência de gênero isntitucionalizada. E, ainda sim, são responsáveis por cultivar, arar e colher mais de 50% dos alimentos do mundo. Em uma análise objetiva, a filósofa traz exemplos de ações para mitigação, adaptação e contenção da crise climática na região, como as pancs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e a produção agroecológica.

Entre as dicas deste episódio, Daniela recomenda a conversa entre Vandana Shiva e Kelli Mafort para o lançamento da edição em português do livro “Ecofeminismo”, escrito por Vandana Shiva e Maria Mies, com introdução da Kelli.

* * *

Jornalismo ecofeminista a favor da justiça socioambiental e climática

Para continuar fazendo nosso trabalho de forma independente e sem amarras, precisamos do apoio financeiro da nossa comunidade. Se junte a esse movimento de transformação.