Pois duas marcas, uma catarinense e outra carioca, chegaram para provar que joia de madeira pode ser um acessório de desejo tanto quanto qualquer outro. Na verdade, quando criadores olham para esses materiais pouco óbvios de maneira tão particular, é de se esperar que o resultado seja único, encante e faça sucesso.
Talvez por isso você já tenha ouvido falar da Crua Design, marca de Santa Catarina que transforma sobras da indústria moveleira em colares, brincos, pulseiras e anéis de maneira artesanal. A Germana Lópes é a mulher criativa por traz da Crua, cujo trabalho é essencialmente unir resignificação e minimalismo para criar peças contemporâneas.
Uma das coisas mais lindas nas joias da Crua é que a Germana faz um trabalho de pintura manual bem cuidadoso e detalhado, sempre deixando que a madeira se revele como matéria-prima. Outra coisa que é válido ressaltar é que, apesar de todo o trabalho por trás de cada peça e sua unicidade, os preços são acessíveis e cabem no bolso de muita gente.
Gostou? Então vale checar a loja online da marca e acompanhar pelo Instagram.
Mas não antes de conhecer a Estúdio Ripa, recém chegada nesse contexto de madeira e joia. Apesar de recente, o trabalho da dupla carioca Gabriella Real e Mairê Ramazzina está conquistando adeptos ao misturar sobras de madeira raras como Pinho, Riga e Jequitibá à prata.
“Percebemos a necessidade de dar uma nova função à madeira descartada. Vimos quanta madeira é jogada fora e decidimos aproveitar esse elemento natural para criar”, comenta o duo sobre o início da marca.
Apesar de Gabriella e Mairê preferirem trabalhar com materiais nobres, madeiras mais comuns como Maçaranduba ou Pinus também são aproveitadas. Para eles, um dos principais desafios até o momento foi juntar técnicas da marcenaria com a da ourivesaria. Todo esse cuidado e empenho valeram à pena, pois a Ripa se destaca exatamente por esse trabalho que resulta em verdadeiras joias contemporâneas.
A Ripa ainda não tem site, mas é possível acompanhar os lançamentos da marca pelo Facebook e Instagram, e encomendar peças por email: [email protected].