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Copenhagen Fashion Summit 2020: Responsabilidade e Colaboração Precisam Acontecer na Prática

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  • Marina Colerato
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Durante os dias 12 e 13 de outubro, o Copenhagen Fashion Summit - evento anual organizado pelo Global Fashion Agenda - realizou uma versão online e totalmente gratuita para 2020. Reconhecido por ser um dos eventos de moda mais importantes do mundo, principalmente quando se tratando de sustentabilidade, a versão digital do evento, batizada de CFS+, teve dois pontos muito positivos. O primeiro foi o dinamismo com painéis ao vivo mesclados com entrevistas previamente gravadas e vídeos bem elaborados. Em segundo lugar, foi um evento aberto e gratuito - que permite acesso a um público mais amplo.

Sob o tema Redesenhando Valor (Redesigning Value), líderes da moda e vozes reconhecidas da indústria compartilharam o que precisa ser feito agora para enfrentar a crise climática e garantir dignidade para todos os trabalhadores da rede produtiva. Em muitas conversas, o ponto de partida para essa transformação foi a crise da Covid-19. Como reconstruir o negócio, a cadeia de abastecimento e a economia de forma mais sustentável? Durante a conversa Religando a Moda (Rewiring Fashion), mediada por Imran Amed (The Business of Fashion) com o estilista Victor Glemaud, Shira Sue Carmi (ALTUZARRA) e Julie Gilhart (Amanhã), colaboração e comunicação foram as palavras-chave. Para Imran, só poderemos ajudar uns aos outros se nos livrarmos da artificialidade e das conversas forjadas no setor.

No que diz respeito ao conteúdo, as falas mais impactantes, realmente capazes de mover a agulha, aconteceram por meio de líderes visionários e palestras reais. Korina Emmerich, da Emme, destacou que os povos indígenas representam 4% da população mundial, mas são responsáveis ​​pela preservação de 80% da biodiversidade do planeta. Ela nos lembrou, no entanto, que esta não é uma estatística heróica: “é carregada e violenta”. Korina destacou que a mudança sistêmica exige o reconhecimento de que já existem soluções, mas precisamos estar dispostos a ouvir as pessoas com gratidão e respeito. Para ela, a circularidade é um bom exemplo. “O crédito deve ser dado quando o crédito é devido. Circularidade é um conceito inerentemente indígena que existe desde tempos imemoriais. Não é uma ideia nova. E certamente não deve ser a nossa próxima palavra do momento”, alertou.

Depois, é claro, há a crise climática, o tema central do evento. A moda tem uma grande responsabilidade nas emissões de gases de efeito estufa, como reconhecido no relatório Fashion on Climate, divulgado dias antes do CFS + pelo Global Fashion Agenda e a McKinsey & Company. Mas, embora o relatório pede ação, deixa de mencionar pesquisas que mostram que, de 2002 a 2008, 48% das emissões de gases de efeito estufa emitidas pela China foram relacionadas à produção de bens para exportação, incluindo roupas, consumidas principalmente na Europa Ocidental e no Estados Unidos, por exemplo 1 Malm, A. (2012) ‘China as Chimney of the World: The Fossil Capital Hypothesis’, Organization & Environment, 25(2), pp. 146–177. doi: 10.1177/1086026612449338 . Estes dados não são novos, mas revelam responsabilidades que não foram discutidas no relatório da McKinsey ou durante o CFS+. As mudanças climáticas estão nos apresentando desafios imensos e a indústria precisa começar a ter diálogos difíceis sobre como as empresas estão agindo em sua própria cadeia de suprimentos para reduzir suas emissões.

Se isso não for tratado, deixamos de lado as “responsabilidades comuns, porém diferenciadas”, termo adotado pela ONU e por todos os países signatários do Acordo de Paris para lembrar que aqueles que menos contribuíram para as mudanças climáticas serão os mais afetados e em primeiro lugar. Bangladesh está aí para que não esqueçamos disso. Portanto, aqueles que mais contribuem têm uma responsabilidade diferente na tomada de ação. Se a moda deseja ser levada a sério na agenda do clima, não podemos continuar a ignorar isso, e acredito que o CFS+ perdeu a oportunidade de desempenhar um papel importante para ajudar a indústria a se lembrar disso, considerando que o clima foi central no debate e é, de fato, um assunto urgente.

Como Noam Chomsky afirmou em seu livro mais recente, Internacionalismo ou Extinção, “certamente não podemos esperar que sistemas de poder organizados, o Estado ou sistemas privados tomem as ações apropriadas para lidar com essas crises – a menos que sejam compelidos a fazê-lo por mobilização popular e ativismo ”. Nós, que fazemos a moda do Sul, com nosso jeito de fazer militância, com nossa pluralidade social e cultural, junto com os indígenas e os camponeses que estão segurando as últimas barreiras que nos separam do colapso climático e ambiental, temos todas as ferramentas para impor uma ação eficaz. Os cidadãos do Norte, que querem trabalhar e falar conosco e não mais por nós, são mais do que bem-vindos, são necessários. Sem esta conexão com o Sul global, sustentabilidade – e outras palavras conectadas a ela – será uma palavra da moda mal usada por aqueles que não conseguem ver as oportunidades que uma indústria da moda verdadeiramente sustentável representa.

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