Há um tempo, quando eu estava procurando sobre como identificar um sapato completamente livre de qualquer vestígio de material animal (viva a internet), me deparei com uma notícia chocante: até a cola dos nossos sapatos pode ser feita de resíduos de animais. Incrível como quando buscamos ir mais a fundo em determinados assuntos, acabamos descobrindo coisas inimagináveis. Resumindo meu choque, essa descoberta faria com que a busca por sapatos, principalmente tênis, ficasse ainda mais difícil e significaria também que aquele All Star ou Vans, feitos de tecido, sem couro ou pele, não são tão livres de toda e qualquer crueldade assim.
De fato, não é algo muito fácil de ser descoberto e entendo que isso possa não incomodar nem os mais devotos à libertação animal, porém o que me incomoda, e muito, não é nem o fato da cola ter tal ingrediente e sim a questão das pessoas, eu inclusive, simplesmente não saberem o que realmente estão comprando e, muitas vezes, divulgando algo que não procede. Isso é algo comum mas que não deve ser considerado normal, pois acaba sendo positivo para as grandes marcas mas completamente negativo para o consumidor e para toda a cadeia de produção.
Pensando em esclarecer o que acontece por trás da fabricação dos nossos sapatos e saber mais sobre a cola que vai nos nossos itens mais amados, recorremos ao Gabriel Silva, fundador da marca de sapatos vegan e consciente Ahimsa, e Henry, editor do Vegan Kicks, site dedicado à esclarecer as principais dúvidas sobre todos os tipos de tênis e lançamentos do mercado.
A Cola Do Seu Sapato.
Sobre a cola com base animal “o material utilizado é o casco, provavelmente de bois e porcos, mais comumente criados e mortos”, esclarece Henry. “Eu não tenho certeza por que a cola animal ainda é tão utilizada. Aposto que é mais barato, porque eles estão, essencialmente, usando partes de animais que sobraram da produção de carne”, acrescenta ele.
Além da cola animal, a cola à base de petróleo também é muito comum na produção. “A cola com solvente é uma cola convencional, conhecida como cola de sapateiro ou cola amarela. Tem o cheiro muito forte, e é a comumente utilizado como narcótico, porém é a mais utilizada na indústria por ter um custo relativamente baixo e propriedades muito boas em termos de produção. A aderência é muito boa, rápida e não importa muito o tipo de material”, nos esclareceu Gabriel sobre a cola à base de solvente.
Mas há luz no fim do túnel, a relativamente recente cola a base de água. “A cola a base de água, em termos de produção de calçados, é um produto mais novo, portanto ainda não é utilizado em escala. Muitas fábricas da região em que estou, Franca em São Paulo, já adotaram a utilização parcial da mesma no quesito de colagem de solados, porém ainda utilizam a cola com base de solvente na preparação das peças para o pesponto. A grande vantagem da cola a base de água se comparada a cola de solvente é a sustentabilidade, sua composição é apenas latex e água, o que a torna também não nociva a saúde dos funcionários”, esclareceu Gabriel sobre a melhor opção.
Como Saber O Que Você Realmente Está Comprando?
Essa é uma das partes mais difíceis se você realmente quer saber tudo sobre o produto que está comprando, já que as informações das tags costumam não ser suficientes. “Se você só se importa se o produto é de couro ou não, então, normalmente, você pode confiar na tag. Mas se você quer ir mais a fundo, você terá que perguntar à empresa que produz o produto desejado”, afirma Henry.
E é ai que o problema começa: “As grandes empresas, como Nike, Adidas e Converse All Star, até possuem alguns modelos veganos, ou seja, feitos com cola a base de solvente, mas o grande problema é que eles não sabem quais são esses modelos, e dessa maneira fica impossível atestar se um modelo é realmente vegan ou não. Já a New Balance e Reebok são mais assertivas e afirmam que não possuem nenhum modelo vegano. A Asics é a única que tem uma política vegana bem clara, enquanto a Vans possui uma lista com as suas – infelizmente pouquíssimas – opções 100% cruelty-free”, acrescenta ele, que já tem uma vasta experiência com o atendimento ao cliente das grandes empresas de tênis.
Como Comprar Sapatos 100% Libertos Da Exploração Animal?
Se o fato da cola dos seus sapatos ser produzida a partir de cascos de animais abatidos te incomoda, o jeito mais fácil seria optar por empresas transparentes e que acompanham os detalhes da sua produção, o que não significa empresas menores, acredite. Pergunte e se a marca não te responder, não compre, pois o básico seria a empresa saber do que são feitos seus produtos. Opte por empresas veganas, e a dica de ouro é, vá direto à fonte. Normalmente os SACs brasileiros das empresas não estão acostumados a receber esse tipo de questionamento, mas o atendimento ao cliente da sede da empresa – nos EUA ou Europa – costuma estar mais familiarizado com dúvidas como essa e deles fica mais fácil obter uma resposta.
Da nossa pesquisa, montamos uma lista com opções de tênis e sapatos livres, lindos, variados e para qualquer estação, para adornar seus pés sem culpa. Não precisa ser nada além de antenado com a moda e ter curiosidade em conhecer novas marcas para se apaixonar por essa seleção.
Ilustração Por: Daniela Henríquez