A divulgação das fotos enlouqueceu fãs e fashionistas pelo mundo todo ao apresentar Joan toda de preto e minimalista. Não é para menos, já que é sempre bom, porém raro, ver mulheres reais, reconhecidas não só pela sua beleza, mas também pelo seu intelecto em uma grande campanha de moda.
A californiana residente em Nova York é autora de nove romances e oito livros de não-ficção, além de ganhadora do National Book Award. Aos 80 anos ainda escreve periodicamente para a revista The New Yorker e é celebrada na literatura americana como um clássico dentro do estilo literário jornalístico.
Porém, o relacionamento de Didion com a moda não é de hoje. Em 1961, seu artigo, que foi em 1968 republicado em uma de suas coletâneas com o título de “On Self-Respect”, é famoso e mostra seus laços com o segmento.
Para o bem, parece que a moda está em uma corrente de valorizar a sabedoria que vem com a idade e o intelecto feminino como não fazia há tempos. Recentemente, a modelo Ingmari Lamy, de 65 anos, estreou a campanha da marca & Other Stories, e Jacky O’Shaughnessy apareceu linda (e elástica) nos clicks para a American Apparel.
Lembra de mais alguma campanha de moda que usa mulheres reais, modelos mais velhas e celebra o empoderamento feminino? Deixe o link nos comentários!