A marca, lançada em junho deste ano, tem uma referência pós-industrial aliada ao movimento Techno, que apareceu na cidade de Detroit nos anos 80. Seu conceito é a antítese da produção e do consumo em massa. “Nós nos esforçamos para manter um olhar contemporâneo unido ao futurismo, conceitualismo e purismo que está associado com o Techno. O espírito de VAVA é baseado no mesmo princípio: VAVA é conceitual e visionária em sua essência”, explica Pedro da Silva, criador da marca.
O estilo único de seus produtos também é resultado da forte influência do minimalismo e do movimento Bauhaus com suas formas simples: retângulo, circulo, quadrado e triângulo. O cubo, influência do artista americano Sol Lewitt, está presente nas hastes, deixando os óculos ainda mais únicos.
Mas, além da produção artesanal (todos os óculos são feitos à mão por uma pequena família italiana que vive do ofício), o que torna a Vava uma marca eco-cool são as matérias primas utilizadas em seus óculos. As armações são feitas de acetato 100% reciclável, formado por fibras de celulose, da italiana Mazzucheli, e só usa fontes renováveis de energia em sua produção.
As lentes são produzidas pela empresa Barberini, detentora do certificado ambiental UNI EN ISO 14001, que atesta desperdício zero (zero waste) na produção. Além da forma como são produzidas, outra exclusividade são as lentes planas, muito utilizadas na década de 80 por seu ar futurista, em todos os modelos.
Por fim, a embalagem jamais ficaria de lado, uma caixa feita de duas partes iguais, sem dobradiça, em borracha natural.
A Vava Eyewear é mais um excelente exemplo de que para um produto ser consciente ele não necessariamente precisa ter uma aparência rústica; muito menos precisa ficar aliado à estética hippie. E também que nada tem de chato em ser eco. Aliás, se você ainda fala eco-chato está na hora de rever os seus conceitos.
Para comprar acesse o site Wrong Weather.