Barreiras psicológicas para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas

Cognição Limitada

Nossos cérebros evoluíram para lidar com questões imediatas, não distantes como a mudança climática.

Cérebro antigo

Não saber que existe um problema climático ou não saber o que fazer a respeito.

Ignorância

Desconhecer os problemas que não nos causam desconforto imediato ou habituar-nos às mensagens climáticas por ouvi-las com demasiada frequência.

Entorpecimento ambiental

Subvalorizando riscos distantes ou futuros, levando a menos motivação para agir sobre as mudanças climáticas agora.

Desconto de julgamento

A tendência de descontar os riscos pessoais, levando a subestimar o quanto eles próprios serão afetados.

Viés ótimo

Sentimentos de impotência sobre como influenciar o resultado das mudanças climáticas, às vezes levando a uma abordagem derrotista.

Controle comportamental percebido ou autoeficácia

Ideologias

A crença no capitalismo de livre-comércio prediz a descrença nas mudanças climáticas.

Cosmovisões

Crença de que uma divindade religiosa, ou a Mãe Natureza como divindade secular, não os abandonará ou fará o que quiserem de qualquer maneira.

Poderes Supra-humanos

A crença de que a tecnologia por si só pode nos salvar das mudanças climáticas.

Tecnossalvação

A tendência de defender e justificar o status quo da sociedade, especialmente quando os indivíduos têm um estilo de vida confortável que não estão dispostos a transigir.

Justificativa do sistema

Comparação com outros

Assumir a liderança das ações de outros e determinar que curso de ação tomar em relação às mudanças climáticas.

Comparação social

As normas podem ser uma força positiva, mas também podem ser um motivo para consumir mais. Saber qual é a norma para seu grupo social ou rede tende a levar a ajustes comportamentais para se adequar a essa norma.

Normas e redes sociais

Relutância em mudar se os outros forem percebidos como não estarem mudando.

Desigualdade percebida

Custos irrecuperáveis

Uma vez que uma pessoa investe em algo, se desfazer disso torna-se mais difícil do que se o investimento nunca tivesse sido feito (a posse de um carro é um bom exemplo).

Investimentos Financeiros

Os comportamentos habituais são extremamente resistentes a mudanças permanentes e mudá-los geralmente leva muito tempo.

Momento Comportamental

Os valores pró-ambientais podem ser incompatíveis com outros valores, objetivos e aspirações pessoais. Esses valores competem entre si e os pró-ambientais nem sempre vencem.

Valores, Objetivos e Aspirações Conflitantes

As pessoas se preocupam mais com os lugares aos quais têm apego do que com os lugares aos quais não têm apego. O apego fraco ao local pode, portanto, ser um obstáculo ao comportamento pró-ambiental.

Apego a lugares

Descrença

Quando mensagens imprecisas sobre o clima são transmitidas (entre cidadãos, seus cientistas ou funcionários do governo), a confiança é enfraquecida. A confiança é vital para mudar o comportamento, portanto, a mudança de comportamento é menos provável quando a confiança diminuir.

Desconfiança

A maioria das políticas pró-clima até agora envolveu a participação voluntária (poucas são obrigatórias ou resultaram em sanções), então os cidadãos muitas vezes podem decidir que o programa não é bom o suficiente para sua participação.

Inadequação percebida do programa

A negação ativa do problema pode ocorrer como resultado de incerteza, desconfiança e custos irrecuperáveis.

Negociação

Muitos indivíduos não confiam nas mensagens que vêm de cientistas ou funcionários do governo e reagem fortemente contra conselhos ou políticas que são percebidas como uma ameaça à sua liberdade.

Reatância

Riscos percebidos

Incerteza sobre se a nova tecnologia que está sendo adotada funcionará (por exemplo, incerteza sobre a capacidade da bateria de veículos elétricos).

Funcional

Preocupação se a nova tecnologia verde é tão segura quanto a modalidade utilizada anteriormente.

Física

Muitas soluções verdes exigem desembolsos de capital, portanto, pode haver preocupações sobre quanto tempo leva para pagar de volta ou se esse investimento será benéfico a longo prazo.

Financeiro

Julgamento negativo percebido por amigos e colegas (por exemplo, serei ridicularizado por comprar um veículo elétrico?).

Social

Se zombar das escolhas ocorrer, isso pode prejudicar a auto-estima e a confiança.

Psicológico

O tempo gasto planejando e adotando o novo curso de ação pode não produzir os resultados desejados

Temporal

Comporta- mento limitado

Alguns comportamentos climáticos são mais fáceis de adotar do que outros (mas têm pouco impacto nas emissões de gases de efeito estufa), mas são essas ações mais fáceis que tendem a ser escolhidas em vez de ações de custo mais alto (mas mais eficazes).

Tokenismo

Depois que algum esforço de mitigação é feito, os ganhos tendem a ser diminuídos por ações subsequentes (por exemplo, comprar um veículo mais econômico pode resultar em dirigir mais).

Efeito Rebote

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