Economia circular não é apenas sobre reciclar roupas
O modelo circular se baseia em três princípios: reduzir resíduos e poluição, prolongar o uso de produtos e materiais e regenerar os sistemas naturais.
Para alcançar esses ciclos de forma equilibrada, porém, é fundamental repensar, acima de tudo, os modelos de negócios baseados na compra e venda de produtos.
Nós precisamos sair de um modelo de venda de roupas, para um modelo de serviços.
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— Douwe Jan Joustra
Os modelos de negócios orientados para a circularidade trarão incentivos para um melhor design, para melhor reusar e reciclar. É preciso ir de um produto à venda para um produto como ativo da empresa. Quando o produto é um ativo, sua gestão é feita de uma melhor forma.
Outro imperativo para a transição de um sistema linear para um sistema circular é a colaboração, principalmente entre os pequenos e os grandes por meio de inovações escaláveis.
No Brasil, o debate ainda está em reduzir impactos e manejar resíduos. Estamos falando sobre otimização e manejo dos sintomas da ineficiência produtiva e não realmente olhando para essa ineficiência e procurando saná-la.
A gente poderia estar pensando em como revolucionar a forma de produção, a ponto de gerar novos padrões de consumo.
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— Margarida Lunetta
A questão final é se consumidores realmente passarão a ser usuários de moda.
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— Douwe Jan Joustra
Ninguém pediu um smartphone ou bicicletas compartilhadas, eles foram criados e as pessoas aderiram de uma forma jamais imaginada. É design de mecanismo; o mercado terá de liderar.
Confira o texto da nossa série sobre moda e sustentabilidade no Brasil.