O Redress Design Award (antes chamado de EcoChic Design Award) é o maior concurso de design de moda sustentável do mundo. Organizada pela Redress, uma ONG de Hong Kong que trabalha para reduzir o desperdício de têxteis na indústria da moda, a competição tem como principal objetivo educar designers de moda emergentes sobre teorias e técnicas de design sustentável, a fim de impulsionar o crescimento em direção a um sistema de moda circular.
A iniciativa acontece desde 2011, mas foi só em 2018 que o prêmio abriu a possibilidade para designers do mundo todo inscreverem seus trabalhos e participarem. O prêmio se orgulha por ter visto seus finalistas e semi-finalistas terem vida longa na indústria da moda. Kevin Germanier, por exemplo, foi um designer impulsionado pelo prêmio. Ele teve a chance de ver suas criações sendo usadas pela cantora Bjork e conseguiu um espaço na multimarcas de luxo inglesa Matches. Katie Jones, um nome mais conhecido para quem aocmpanha novos designers trabalhando com sustentabilidade (e tricô), ganhou o prêmio Selfridges Bright New Things Award em 2016.
Agora, marcas e estilistas brasileiras terão a chance de se inscrever no prêmio e concorrer a, entre outras coisas, uma jornada de aprendizagem guiada com mentores e profissionais de moda, com tudo pago, em Hong Kong. Nossa dica é ficar de olho nas redes da Redress para o ano que vem. Na nossa galeria, você conhece os 11 finalistas desse ano.