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7 Princípios Fundamentais Para Trabalhar o Colapso Climático em Imagens

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Imagens
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Quando você pensa em mudanças climáticas, aquecimento global, desmatamento, poluição, qual imagem vem a sua mente? O urso polar em meio a calotas de gelo derretendo, florestas pegando fogo ou chaminés de indústrias são, certamente, algumas imagens clássicas sempre lembradas nestes momentos. E isso tem uma razão simples: a comunicação visual não acompanhou o desenvolvimento da comunicação verbal e escrita sobre o colapso climático nos últimos anos. Um estudo realizado em duas partes pela Climate Visuals mostrou porquê é tão complicado engajar pessoas para a causa ambiental com imagens e quais as melhor formas de trabalhar esse tipo de comunicação.

Uma coisa é certa: o problema não está na falta de imagens que ilustram as diversas problemáticas que já sofremos com a crise climática, e sim na falta de estudos acadêmicos que orientem como trabalhar visualmente as informações destas situações. A pesquisa foi feita com mais de três mil voluntários da Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido, em 2015, e analisou suas reações a diversos tipos de imagens, como as clássicas mencionadas acima, e também algumas como políticos assinando acordos ambientais, enchentes, pessoas próximas a painéis solares.

As imagens foram divididas em causas, impactos e soluções ambientais e foram avaliados fatos como a compreensão do que a foto transmitia e se era possível associá-la às mudanças climáticas; a auto identificação – se os voluntários se sentiam “conectados à imagem” -; qual era a sensação que ela despertava; se sentiam vontade ou não de fazer algo. O resultado das respostas mostrou que, em alguns pontos, o público reage da mesma forma a certas fotos e, em outros, de forma totalmente diferente. Imagens nacionais e locais foram mais fáceis de se relacionar. Mas elas também causaram uma sensação de perturbação e angústia mais generalizada. Ao mesmo passo que, imagens de lugares distantes, como o ártico, dão a impressão que a crise ambiental está longe de nós.

Então, como devemos proceder para comunicar o assunto da melhor forma? Listamos a seguir sete princípios fundamentais para engajar o público nas imagens de mudanças climáticas.

O que essa foto mostra: Hasina Begum (Bramanbaria): “Mil palavras não são suficientes para descrever minha vida e o que tenho enfrentado nesta terra amaldiçoada. Nascemos com o destino das vítimas. Deus deu vidas amaldiçoadas àqueles que nasceram nessas áreas costeiras do norte, perto dos Sundarbans. Ele não nos deu nada, exceto tristeza e angústia. Vivemos em terras do governo. Todo ano, repetidamente, um ciclone varre tudo o que estávamos tentando construir ao longo do ano”.

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